A Serra da Opa

Fica nos limites do concelho de Penamacor com o concelho do Sabugal. O seu cume marca parte do limite entre a Beira Baixa e a Beira Alta, mas não se enganem: a serra da Opa até nem é muito alta e estando em boa forma trepa-se bem pelo próprio pé, sem necessidade de especiais adereços. Um cantil cheio trazido de casa e um cajado de ocasião escolhido já a caminho podem ajudar. No cimo talvez encontre como bónus as ruinas de alguns castros de antanho. De lá do alto poderá disfrutar de belas vistas para o Casteleiro, Moita, S. Estêvão, Vale, Meimoa,Benquerença mas também, espreitando para Norte, a silhueta de Sortelha, a Sera de São Cornélio, a da Gardunha e para Oeste a Estrela e o vale da Cova da Beira, para leste a Malcata e um vislumbre da Serra da Gata, já em Espanha. Vale a pena subir à Serra da Opa, em Sortelha à Serra de São Cornélio,vale sempre a pena subir a uma montanha.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O madeiro

Este antigo costume parece ter recomeçado de novo... Noutros tempos reservava-se o melhor madeiro para o colocar atrás do lume de chaminé, para que ardesse toda noite e pudesse aquecer o Menino, revigorando-O para continuar a sua caminhada na distribuição de prendas a colocar nos sapatinhos religiosamente depositados na chaminé pela pequenada.
O madeiro transitou da casa das pessoas para a praça pública e o mais próximo possível da igreja Matriz para poder aquecer o Menino...
Na nosso Beira, este costume está a lançar raízes pois em cada Natal é costume ver-se ums grandes, grossos e volumosos troncos velhos a arder e a aquecer todos os que dele se aproximam.
"Quim"