A Serra da Opa

Fica nos limites do concelho de Penamacor com o concelho do Sabugal. O seu cume marca parte do limite entre a Beira Baixa e a Beira Alta, mas não se enganem: a serra da Opa até nem é muito alta e estando em boa forma trepa-se bem pelo próprio pé, sem necessidade de especiais adereços. Um cantil cheio trazido de casa e um cajado de ocasião escolhido já a caminho podem ajudar. No cimo talvez encontre como bónus as ruinas de alguns castros de antanho. De lá do alto poderá disfrutar de belas vistas para o Casteleiro, Moita, S. Estêvão, Vale, Meimoa,Benquerença mas também, espreitando para Norte, a silhueta de Sortelha, a Sera de São Cornélio, a da Gardunha e para Oeste a Estrela e o vale da Cova da Beira, para leste a Malcata e um vislumbre da Serra da Gata, já em Espanha. Vale a pena subir à Serra da Opa, em Sortelha à Serra de São Cornélio,vale sempre a pena subir a uma montanha.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Videos & Sites Internet favoritos do Casteleiro, Moita e Vale da Senhora da Póvoa
CLIQUE AQUI para saber mais.
Moita noutros tempos (1900)


Edificada na encosta ocidental de uma dos ramificações da serra d' Opa e a 12 quilómetros a sudoeste do Sabugal, a Moita esconde se entre o arvoredo que de todos os lados a cerca, mal podendo ver-se de fora. Os seus terrenos são férteis e o clima dos melhores, produzindo bom vinho e todos os géneros agrícolas.

Tem gados das diferentes espécies, sobretudo ovino, bovino e caprino.

Fazia parte do concelho de Sortelha. Era este lugar devasso, e foi feito Honra por Soeiro Paes (Vid. cDioc. e Dt. 3 da Guarda», p. 42).

A igreja está muito decente. O orago é S. Pedro. Era o pároco de apresentação real, recebendo 17.000 reis de rendimento.

Tinha em "1765" apenas 60 fogos e 240 almas e em "1900" 112 e 375 almas, Tem muitas árvores frutíferas cujos frutos são muito saborosos, especialmente figos, pêras, maçãs, cerejas e ginjas.


A HISTÓRIA


A Moita, freguesia do concelho do Sabugal, está situada num vale, perto da Serra d' Opa. Encontra-se a cerca de doze quilómetros da sede do concelho e as freguesias mais próximas são: Casteleiro (5 km), Santo Estêvão (4 km) e Vale da Senhora da Póvoa (6 km). Esta última pertence já ao concelho de Penamacor, mas antigamente pertenceu à Moita.

A Moita foi conhecida em tempos por "Mouta" e estava situada num local hoje chamado "O Pombal", próximo da Ribeira da Nave e da Serra do Troviscal, hoje mais conhecida por Serra de Sortelha.
Dizem os antigos que a freguesia foi mudada para o local onde hoje se encontra porque nesse tempo, quando as mães iam trabalhar para o campo e deixavam os filhos em casa, estes eram atacados por formigas que atingindo-lhes principalmente os olhos chegavam a ponto de as deixar cegas.
Ao longo do tempo têm sido encontrados vestígios arqueológicos nesta zona que vêm documentar as suas origens. Num terreno de um habitante da freguesia mais conhecido por Manuel Pedreiro, foram encontrados diversos utensílios agrícolas e domésticos de épocas remotas, assim como restos de antigos fornos de estanho, o que nos leva a pensar na povoação destas regiões pelos romanos.
Historicamente, Moita pertenceu ao concelho de Sortelha, durante séculos, quando esta foi concelho.
O seu nome é referido no foral do séc. XIII dado por D. Sancho I a Sortelha, e mais tarde, pelo seu neto, D. Sancho II.
No séc. XIX Moita é devastada pelas Invasões Francesas.
No final do século, foi anexada ao concelho do Sabugal a que pertence.

Património Arqueológico - Onde antigamente era situada a freguesia da Moita foram encontrados diversos objectos de épocas remotas, restos de antigos fornos de estanho, etc.
Entre eles, foi encontrada (pelo Sr. Manuel Gonçalves, também conhecido por Manuel Pedreiro), uma imagem de um Santo, que está a cargo da Câmara Municipal do Sabugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário